top of page

UM ELO ENTRE OS POVOS E O TEMPO

Conheça nossa história

A Casa do Açores do Estado do Rio Grande do Sul, CAERGS, foi fundada em março de 2003. Sua criação na cidade de Gravataí tem como base as raízes açorianas da comunidade, o que ocorre também em vários municípios do Rio Grande do Sul.

Há mais de vinte anos, essas raízes açorianas vêm sendo revigoradas através do trabalho de um grupo de estudiosos deste Estado, muitos dos quais de Gravataí, que anualmente participam de ações culturais, promovidas pelo Governo Autônomo dos Açores, para valorização e divulgação da açorianidade no mundo.

Em consequência dessas ações foi criado em Gravataí o Grupo de Danças Açorianas (Rancho Folclórico) que veio a dar origem a Associaçãoo Amigos dos Açores, a qual, posteriormente, deu lugar a Casa dos Açores do RS.

Com três meses de vida, já passou a fazer parte do Conselho Mundial de Casas dos Açores, que congrega 14 casas no mundo, sendo quatro delas no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e a CAERGS. Estas têm papel importante nas comunidades açorianas e de descendência.

 

Além de divulgar os Açores, procuram viabilizar todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento social, econômico e cultural destas comunidades.

 

Objetivos

A CAERGS é a entidade que representa as diversas cidades de origem açoriana no Rio Grande do Sul; objetiva integrá-las, bem como representá-las junto às demais comunidades açorianas de outros estados e países, em intercâmbio direto com os Açores. Seus principais objetivos são:

  • Divulgar a história, a música, a dança, o folclore, o artesanato, enfim, todos os valores culturais e sociais dos Açores.

  • Promover intercâmbios nas mais diferentes áreas entre os Açores, o Rio Grande do Sul e as demais Comunidades Açorianas.

  • Viabilizar a edição de livros, encontros, palestras, cursos que tratem de assuntos relacionados com a temática açoriana, bem como a organização de uma biblioteca, que seja um referencial para todo o Estado.

  • Auxiliar emigrantes e imigrantes junto às autoridades portuguesas e brasileiras, nos limites da lei.

imagem curriculo.jpg

Com a palavra: A PRESIDENTE

É com enorme satisfação que eu, Viviane Peixoto Hunter assumo a presidência desta importante Entidade que é a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Indispensável meu agradecimento muitíssimo especial a todo apoio e principalmente a confiança a mim depositada para ocupar esse importante papel frente o resgate e presença da comunidade açoriana no Rio Grande do Sul.


Tenho certeza que será desafiador e de grande responsabilidade dar continuidade ao trabalho de excelência já desempenhado pelos (as) presidentes que me antecederam, que comandaram com zelo e maestria os objetivos propostos pela Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, uma entidade de referência açoriana no nosso estado e no mundo.

Sou sabedora de todo o empenho e dedicação necessários, e não medirei esforços para cumprir com as diretrizes propostas pela instituição, honrando com os objetivos elencados no seu Estatuto Social, destacando uma administração compartilhada e transparente juntamente com os demais Diretores que me acompanharão nesta jornada, viabilizando iniciativas que promovam o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades de raiz açoriana do Rio Grande do Sul, além de fortalecer o alinhamento com as ações junto ao Governo dos Açores.


Importante destaque também a presença dos associados da Casa dos Açores do RS, membros que compõem também essa jornada que juntos iremos trilhar, com enfoque na aproximação e participação nas atividades desenvolvidas por nossa instituição, presença valiosa e fundamental para nossa Entidade.


Estejamos todos juntos!!

Afetuoso Abraço !

PRESIDENTE
bottom of page