​​​CAERGS - Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul​© 2018

LOGO-ASS-BCO-01.png

Criado e desenvolvido por Cubo Estratégico

+55 51 3490 5868

caergs@casadosacores-rs.org.br

Av. Adolfo Inácio Barcelos, 938 • Centro •Gravataí - Rio Grande do Sul - Brasil

UM ELO ENTRE OS POVOS E O TEMPO

Conheça nossa história

A Casa do Açores do Estado do Rio Grande do Sul, CAERGS, foi fundada em março de 2003. Sua criação na cidade de Gravataí tem como base as raízes açorianas da comunidade, o que ocorre também em vários municípios do Rio Grande do Sul.

Há mais de vinte anos, essas raízes açorianas vêm sendo revigoradas através do trabalho de um grupo de estudiosos deste Estado, muitos dos quais de Gravataí, que anualmente participam de ações culturais, promovidas pelo Governo Autônomo dos Açores, para valorização e divulgação da açorianidade no mundo.

Em conseqüência dessas ações foi criado em Gravataí o Grupo de Danças Açorianas (Rancho Folclórico) que veio a dar origem a Associarão Amigos dos Açores, a qual, posteriormente, deu lugar a Casa dos Açores do RS.

Com três meses de vida, já passou a fazer parte do Conselho Mundial de Casas dos Açores, que congrega 14 casas no mundo, sendo quatro delas no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e a CAERGS. Estas têm papel importante nas comunidades açorianas e de descendência.

 

Além de divulgar os Açores, procuram viabilizar todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento social, econômico e cultural destas comunidades.

 

Objetivos

A CAERGS é a entidade que representa as diversas cidades de origem açoriana no Rio Grande do Sul; objetiva integrá-las, bem como representá-las junto às demais comunidades açorianas de outros estados e países, em intercâmbio direto com os Açores. Seus principais objetivos são:

  • Divulgar a história, a música, a dança, o folclore, o artesanato, enfim, todos os valores culturais e sociais dos Açores.

  • Promover intercâmbios nas mais diferentes áreas entre os Açores, o Rio Grande do Sul e as demais Comunidades Açorianas.

  • Viabilizar a edição de livros, encontros, palestras, cursos que tratem de assuntos relacionados com a temática açoriana, bem como a organização de uma biblioteca, que seja um referencial para todo o Estado.

  • Auxiliar emigrantes e imigrantes junto às autoridases portuguesas e brasileiras, nos limites da lei.

Com a palavra: A PRESIDENTE

É com enorme satisfação que, na data de 6 de junho de 2018, eu, Carla Verônica Cedros Fernandes Marques Gomes, natural da ilha Terceira – Açores, assumi a presidência da nossa Entidade - Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul.
Gostaria de agradecer todo o apoio que recebi e prometo que não medirei esforços para cumprir com os objetivos da nossa Entidade.
Estou ciente de que é de enorme responsabilidade dar prosseguimento ao trabalho de tão ilustres presidentes que me antecederam e que fizeram da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul uma entidade de referência açoriana no nosso estado e no mundo.

Sócios, permitam-me reforçar a consciência de que a sua participação nas atividades da CAERGS é fundamental para o bom funcionamento da Entidade. Manter a anuidade e demais débitos em dia, acompanhar e participar das reuniões e assembleias relativas aos assuntos da CAERGS, utilizar os canais de comunicação adequados (telefones, e-mails, redes sociais) são as principais atitudes que precisamos para garantir um bom atendimento e o futuro da nossa Entidade. Todos os nossos passos serão divulgados e informados através do nosso mailing list, e pelas nossas redes sociais, reforçando a nossa premissa de priorizar sempre a transparência com o nosso público.
Certa de poder contar com o apoio e colaboração de todos, deixo o meu caloroso abraço açoriano.